https://youtu.be/QLCDymoJD_0
"O medo, a ignorância, a inércia, a descrença na eficácia do voto (cerca de 50% de abstenções) e a manipulação "televisiva" estão entre os factores relevantes que explicam estes resultados eleitorais. Mas não podemos esquecer também a incapacidade do PS de ser uma credível alternativa de esquerda. Por onde andarão os milhões de indignados, desempregados e pobres que se manifestaram há dois anos (?) nas ruas do país? Os próximos tempos serão de expectativa e muita turbulência, Contra o fatalismo é urgente aprender com os erros e lutar por um país digno!
"Horizontes turbulentos", 2013
No meu entender, o povo perde a sua voz quando se abstém. Deixa para aqueles, que usam um direito de cidadania conquistado a ferros, a capacidade de tentar resolver o futuro do país através da arma pacífica do voto. No meu entender, reforço, há na abstenção uma postura implícita de cobardia. Votar ou não é um direito de liberdade, com certeza. Mas a Liberdade Maior é ser ator participativo na construção dum país que se pretende mais justo e mais solidário e, acima de tudo, mais humano.