https://youtu.be/QLCDymoJD_0
No passado dia 18 do corrente mês, no âmbito da Feira do Livro em Ponte da Barca, a convite da Câmara Municipal e da AL (editores livreiros), teve lugar uma interessante e animada tertúlia sobre o tema, Ler em Família.
Os hábitos de leitura e a respetiva capacidade leitora são geradores de conflitos vários quer ao nível das escolas quer ao nível das famílias. Ou seja, esta inquietude evidenciou-se transverssal tanto a professores como a encarregados de educação presentes.
Deste modo, priveligiou-se a partilha de experiências e o delineamneto de estratégias possíveis considerando as várias faixas etárias dos educandos. Também se fez o apelo para o acompanhento das familas no contexto do lar; afinal o tempo disponível para praticar a leitura como fonte de prazer e de promoção afetiva quer para crianças quer para educadores.
Até porque a escola possui um campo alargado de competências que apenas frutificarão se as famílas contribuírem com a sua parte educativa, quer no que respeita a regras de comportamento, de cidadania e de aprendizagens várias - como a construção frásica correta, o entendimento da linguagem no contexto semântico, o enriquecimento vocabular. Considere-se que a simplificação, que não deve ser considerada, não significa simplicidade.
Ainda que posteriormente os interesses das crianças sofram alterações como o uso e até abuso das novas tecnologias, os laços afetivos criados, aquando esses momentos prazeirosos de leitura em familia e na escola, irão permanecer, mesmo que parcialmente ocultos, na sua formação cognitiva e espiritual básicas.
Bernardete Costa