https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

VIOLÊNCIA DOMÉSICA

É PARA RIR...OU CHORAR!

QUANDO NASCI

HUGO SANTOS

INQUIETUDES

INSATISFAÇÃO

PORQUE FOSTE?

TEATRO EM ESPOSENDE - ESP...

TOMAR CAFÉ... ANTES QUE S...

III POEMA LUGARES DO TEMP...

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Terça-feira, 16 de Abril de 2019

É PARA RIR...OU CHORAR!

 

É PARA RIR

Não sei se rir se chorar. O certo é que há muita gente que acredita em tudo o que lê e ouve aqui e acolá.

Eis uma noticia difundida por alguns órgãos de comunicação e que está a pôr em polvorosa essa boa gente: idade de reforma aos 69 anos – sendo que este número é interessante pela conotação que encerra e só por isso me dá vontade de rir.

Mas vamos lá esmiuçar a coisa: Um individuo com mais de 65 anos, muito trabalhador, acorda ao despertar estridente do despertador aí elas 6.30h, 7.00h da matina. Depois a ciática prende-lhe uma perna, as varizes são o que são, o reumático ataca um joelho, a osteoporose toma de assalto os ombros, as mãos, os dedos..., o catarro sufoca-lhe a garganta..., e mesmo assim, lá está ele(ela) no seu emprego, ligeiro ligeirinho, a cumprir com a produção sob a ameaça dum AVC, a olhar vesgamente para um computador que lhe foge ao entendimento.

Pronto, estou a exagerar. Há muito boa gente que até preferia trabalhar fora de casa que aturar filhos e netos.., muita desta boa gente que domina, tal qual um hacker, os mais modernos e sofisticados pcs e respetivos harduwere softuwere Não se esqueçam, é para rir.

Essencialmente esta notícia, que em nada é confiável, remete-me para os idos tempos de antes de abril, em que a reforma era coerciva aos 70. Sim, no caso dos professores impunha-se aos 70 anos de idade. E lembro bem da bagunçada provocada pela miudagem, enquanto o docente dormitava na secretária – aconteceu comigo - , sofria de acentuada surdez, ou de cegueira originada pelas cataratas.  E já agora, o que se passava nas repartições públicas: era de perder a paciência enquanto se esperava que o “velhote” fosse ali e acolá e desse provimento ao que lhe era solicitado. Aqui é para chorar.

Bom, os tempos são outros e 69 anos de vida ainda permitem muita vida para além – para tudo é preciso sorte, convenhamos. E o direito a usufruir um merecido descanso, fazer aquela viagem que se adiou toda uma vida,  a sentir a ternura nos abraços dos netos, onde fica?

Não nego que a Segurança Social soçobrará com o pagamento das reformas em vigor. Até porque a juventude, pouca, ainda, ou mal, contribui para a dita. (aqui também se põe outro problema: sendo a reforma apenas aos 69 anos, esses lugares serão ocupados pela “Geração careca”, salvo seja, enquanto o desemprego dos jovens aumentará drasticamente). Mas que outras medidas se impõem, não nego. Mas obrigar o pessoal com mais de 65 anos a labutar em escolas, fábricas, oficinas...,não é o mais aconselhável, até porque a sociedade competitiva atual isso não permite, disto tenho convicção.

Duma coisa tenho certeza, as notícias falsas, melhor, tendenciosas, fazem as delícias de muito otário.

E como disse em epígrafe: é para rir!

 

Bernardete Costa

 

 

publicado por Bernardete Costa às 16:24

link do post | comentar | favorito