https://youtu.be/QLCDymoJD_0
Mais um contacto com crianças em que o livro e a leitura foram temas para uma conversa amena e alegre. Essencialmente poemas que ouvi ler por muitas crianças que persistiam em evidenciar as suas capacidades leitoras. Amar o livro começa pela leitura prazerosa. Ser disponível para as ouvir e valorizar o seu desempenho, um grande passo para as levar a acolher o livro como um amigo imprescindível. Ou como uma companhia que se traz no bolso ou na alma, sabendo que se cresce com vigor e saber através duma aprendizagem lúdica, dinâmica e persistente.

MENINO DO RIO
Que pensas menino do rio
nesse entardecer de luz mate?
na infância sem mais infância,
nesse menino homem a decifrar o poente,
ou nesse peixe distraído
que sente sem saber o que sente?
Retoma menino das águas a meninice
e rema com os braços do teu querer;
ou serás apenas barco parado
rio adormecido
e mar túmulo do teu sofrer
…mas onde a vida principia.
Sê menino do rio promessa
a embarcar ousadia, ainda que frágil mastro
no teu horizonte de melancolia.
Bernardete Costa

não sei se miosótis se alfazema
se azul vertido em poema. não sei
se nos dedos brota o verde em perfume e flor
não sei se a brisa floresce a acordar o amor…
apenas sei dizer de quem não esquece
os cheiros do mar na cor do sul.
Bernardete Costa