https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

VIOLÊNCIA DOMÉSICA

É PARA RIR...OU CHORAR!

QUANDO NASCI

HUGO SANTOS

INQUIETUDES

INSATISFAÇÃO

PORQUE FOSTE?

TEATRO EM ESPOSENDE - ESP...

TOMAR CAFÉ... ANTES QUE S...

III POEMA LUGARES DO TEMP...

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Domingo, 24 de Maio de 2015

Em Ponte da Barca, "Ler em Família".

No passado dia 18 do corrente mês, no âmbito da Feira do Livro em Ponte da Barca, a convite da Câmara Municipal e da AL (editores livreiros), teve lugar uma interessante e animada tertúlia sobre o tema, Ler em Família.

Os hábitos de leitura e a respetiva capacidade leitora são geradores de conflitos vários quer ao nível das escolas quer ao nível das famílias. Ou seja, esta inquietude evidenciou-se transverssal tanto a professores como a encarregados de educação presentes. 

Deste modo, priveligiou-se a partilha  de experiências e o delineamneto de estratégias possíveis considerando as várias faixas etárias dos educandos. Também se fez o apelo para o acompanhento das familas no contexto do lar; afinal o tempo disponível para praticar a leitura como fonte de prazer e de promoção afetiva quer para crianças quer para educadores.

Até porque a escola possui um campo alargado de competências que apenas frutificarão se as famílas contribuírem com a sua parte educativa, quer no que respeita a regras de comportamento, de cidadania e de aprendizagens várias - como a construção frásica correta, o entendimento da linguagem no contexto semântico, o enriquecimento vocabular. Considere-se que a simplificação, que não deve ser considerada, não significa simplicidade. 

Ainda que posteriormente os interesses das crianças sofram alterações como o uso e até abuso das novas tecnologias,  os laços afetivos criados, aquando esses momentos prazeirosos de leitura em familia e na escola, irão permanecer, mesmo que parcialmente ocultos, na sua formação cognitiva e espiritual básicas.

 

10407759_1028709127140336_1328648511315114951_n.jp

 

Bernardete Costa

 

 

 

publicado por Bernardete Costa às 20:14

link do post | comentar | favorito
Sexta-feira, 15 de Maio de 2015

SOFIA

 

teu rosto feliz no sorriso feliz

reflexo e luz de cândida pintura

grácil flor em aroma florida

em abraço domínio da ternura

 

que em suave odor se inebria

coração de sangue nome sabedoria

sempre o sorriso em suspiro condiz

teu rosto de pétala macia.

 

9 de dezembro 2013

DSC_0067.jpg

 

publicado por Bernardete Costa às 18:58

link do post | comentar | favorito

Menina da trança

MENINA TRANÇA 2.jpg

 

Menina da trança

De pele morena

Miosótis fragrância

No azul do poema

Corpo menina

Em corpo mulher

Essência secreta

Ambígua serena

Menina sem o ser

 

Incerteza

No orvalho da manhã

Mistério estival

Úbere de anca

Teu ventre é dança

Festim outonal

Menina da trança

Musa do bem-querer

Corpo mulher

Menina sem o ser

 

Candura e neve

Malmequer

Na turgidez dos seios

Na idade dos cabelos

Êxtase epifania

Esplendor

Vives na noite

No dia mulher

Menina sem o ser

 

Simples poesia

Menina da trança

Com fome de amor

Enigma

Respiração alada

Corpo e tela

Na luz ressuscitada

Aqui te beija

Magnânimo

O que o olhar deseja

Menina mulher

Menina sem o ser.

 

publicado por Bernardete Costa às 18:48

link do post | comentar | favorito

A poesia é uma tontice…

 

A poesia é uma tontice e eu uma tonta qualquer.

 

Uma borboleta pousou na minha janela.

Enleei-me à transparência, ao colorido,

ao seu voltear de asas tão efémero…;

 

a borboleta desapareceu do meu olhar e da minha janela,

e logo um frio de vidro me gelou o coração.

 

Com o meu amor zangado comigo,

porque sou uma tonta qualquer, sinto-me de castigo,

 

... mas sendo mulher em contradição

vou apelar à vida

a todas as borboletas que se atreverem à minha janela.

Bernardete Costa

imagem_central.gif

 

publicado por Bernardete Costa às 18:20

link do post | comentar | favorito