https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Se mais caminhasse
desencontrei-te no meu trilho de estrelas
seguias a meu lado num rumo incerto
e sem saberes do espanto de vê-las
não colheste a luz do meu íntimo deserto
se mais caminhasse mais te desencontrava
mais fora de mim o longe do teu caminho
nunca saberias que em êxtase sentir te amava
no limite improvável do meu desatino
numa toque de primavera som argentino
bebeste das águas libertas em meus versos
este pulsar de ave que se ouve de mansinho
e em cascatas de amor são ditos perversos
se mais caminhasse mais te desencontrava
noutros esvair de preciosos horizontes de lume;
em mim como seara de pão em terra lavrada
crescem voos de pássaros em voraz queixume
lágrimas e risos nas bocas se fazem… e ardem
e na minha esteira de estrelas sou plenitude;
tocando e beijando teu rosto prossigo viagem
ávida do céu infinito no sonho da juventude.
Bernardete Costa