https://youtu.be/QLCDymoJD_0

A convite da escola António Correia de Oliveira, Esposende, tive o privilégio de contactar com algumas turmas do 5º e 6º anos, levando-lhes o meu último livro publicado, "A Luz dos Animais e das Coisas", poesia infantojuvenil. Com grata surpresa, partilhamos o conhecimento de vários autores, essencialmente alguns que os alunos encontram com facilidade na biblioteca escolar.
Fizemos de seguida leituras de alguns dos poemas do livro acima referido. Num ambiente lúdico, porque também se aprende a brincar, encarou-se o texto poético como o "falar do coração". Passou-se depois para um pequeno exercício de recriação poética, tendo por base os poemas lidos. Procurou-se respeitar uma temática em versos curtos, precisamente o oposto dos poemas em questão, privilegiar o ritmo e a rima, e usar alguns simples recursos estilísticos, de forma a permitir uma leitura agradável aos ouvidos do leitor.
Os registos ficaram nos cadernos escolares. E quem sabe, a motivação para outras e novas recriações e/ou experiências poéticas. Porque também assim se começa!
À escola e aos professores envolvidos neste projeto, que visa levar até ao aluno o autor e a sua poesia, aqui deixo o meu agradecimento por tal convite. Porque são ainda as crianças e os alunos os grandes mentores da minha escrita.