https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

CHUVA

A MINHOTA

O DIABO NO VERÃO DE 2017

ABSTENÇÃO ELEITORAL

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Sábado, 19 de Março de 2016

OS RETRATOS DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA DE PORTUGAL

12516468_1219987424695478_591363666_n.jpg

OS RETRATOS DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA DE PORTUGAL

Finda a tomada de posse do novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, urge arrumar a casa, como quem diz deixar nas paredes do palácio de Belém todos os presidentes da república de Portugal. Já são 18 os retratos que podem ser contados; falta, se não estou em erro, o de Cavaco Silva. Saídos das mãos de vários artistas portugueses como Columbano Bordalo Pinheiro, Paula Rego, Júlio Pomar e Henrique Medina entre outros. Desde o impressionismo, ao realismo, ao não sei quê do retrato de Mário Soares, à representação, digo eu, caricatural de Sampaio, da autoria inconfundível de Paula Rego, ao retrato “amaciado” de Cavaco por Possolo; uma miríade de estilos pictóricos a agradar a uns, a não agradar a outros. No campo da arte, há, quanto a mim, um quê de “vale tudo”; não sei bem se será assim, também dizer “ o que é arte”, por aí não me atrevo, apenas sei se gosto ou não do que vejo, se o que se plasma na minha frente numa tela mexe com os cordelinhos da minha emoção.
Isto apenas para dizer que muitos artistas, retratistas, essencialmente, não faltam, que sei eu..., por este lindo rincão de verde plantado à beira-mar.
E, como orgulhosa que sou das gentes da minha terra, apraz-me referir um pintor, discípulo de Henrique Medina e meu conterrâneo, Fernando Rosário. Um pintor, autodidata, é certo, mas com obra dispersa por Portugal e pelo mundo, nomeadamente, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Espanha, França, Alemanha e Suíça.
Assim sendo, e reconhecido que é o seu mérito artístico pelos diversos e insignes retratados, Esposende poderá almejar a assinatura de Fernando Rosário a perpetuar a memória dum presidente de Portugal? Esposende e as suas gentes agradeceriam, penso eu…

Bernardete Costa

publicado por Bernardete Costa às 18:47

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?