https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

ÓDIO

SORRISO

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Domingo, 24 de Maio de 2015

Em Ponte da Barca, "Ler em Família".

No passado dia 18 do corrente mês, no âmbito da Feira do Livro em Ponte da Barca, a convite da Câmara Municipal e da AL (editores livreiros), teve lugar uma interessante e animada tertúlia sobre o tema, Ler em Família.

Os hábitos de leitura e a respetiva capacidade leitora são geradores de conflitos vários quer ao nível das escolas quer ao nível das famílias. Ou seja, esta inquietude evidenciou-se transverssal tanto a professores como a encarregados de educação presentes. 

Deste modo, priveligiou-se a partilha  de experiências e o delineamneto de estratégias possíveis considerando as várias faixas etárias dos educandos. Também se fez o apelo para o acompanhento das familas no contexto do lar; afinal o tempo disponível para praticar a leitura como fonte de prazer e de promoção afetiva quer para crianças quer para educadores.

Até porque a escola possui um campo alargado de competências que apenas frutificarão se as famílas contribuírem com a sua parte educativa, quer no que respeita a regras de comportamento, de cidadania e de aprendizagens várias - como a construção frásica correta, o entendimento da linguagem no contexto semântico, o enriquecimento vocabular. Considere-se que a simplificação, que não deve ser considerada, não significa simplicidade. 

Ainda que posteriormente os interesses das crianças sofram alterações como o uso e até abuso das novas tecnologias,  os laços afetivos criados, aquando esses momentos prazeirosos de leitura em familia e na escola, irão permanecer, mesmo que parcialmente ocultos, na sua formação cognitiva e espiritual básicas.

 

10407759_1028709127140336_1328648511315114951_n.jp

 

Bernardete Costa

 

 

 

publicado por Bernardete Costa às 20:14

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?