https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

ÓDIO

SORRISO

LUXÚRIA

BORRASCA DA GROSSA

TARDE DE MAIS

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Segunda-feira, 2 de Março de 2015

CLEPSIDRA, o Tempo e o Modo na Poesia - Idade média

A literatura, mormente a poesia, são autênticas paixões que urgem a manifestação esplendorosa levada a todos os cantos e vilas e cidades…

Assim sendo, numa tentativa feita de grande amor e entusiasmo, foi realizada uma Tertúlia literária, no Avesso, bar, galeria de arte, café, em Esposende – o proprietário André Alves é um jovem empenhado na divulgação das artes. A ele o reconhecimento e admiração da organização.

Intitulada CLEPSIDRA, o Tempo e o Modo na Poesia, esta primeira sessão, coordenada pelo Dr. Ruben Marks, abordou a poesia trovadoresca galaico portuguesa, a provençal…e ainda a poesia oriental, nomeadamente, a chinesa, a japonesa e a árabe. Ou seja, a poesia mais representativa dos séculos XII, XIII e XIV.

Também se primou pela presença de música e canto medieval a cargo do amigo Mário Ferreira.

Certamente que muitos autores de relevância no panorama literário da época medieval não foram contemplados na escolha, um pouco subjetiva, considerando que se entendeu que uma hora de referências biográficas e literárias, mais a declamação de poemas, seria o tempo ótimo para o que se propunha fazer.

A declamação dos poemas foi da responsabilidade dos organizadores: Bernardete Costa, Clara Oliveira, David Morais e Ruben Marks.

A meia hora seguinte foi de participação livre, em que poetas com obra publicada e simples amantes da palavra poética contribuíram para abrilhantar mais este acontecimento.

Tendo em conta a boa recepção deste primeiro evento, já está agendada para o dia 28 de Março, sábado, às 17.00h, a segunda tertúlia literária Clepsidra, o Tempo e o Modo na Poesia. Desta feita, serão abordados poetas representativos dos séculos XV e  XVI.

Contamos convosco!

DSC_0431.JPG

DSC_0441 - Cópia.JPG

DSC_0439.JPG

DSC_0463.JPG

DSC_0450.JPG

DSC_0452.JPG

 

publicado por Bernardete Costa às 19:21

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?