https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

ÓDIO

SORRISO

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Segunda-feira, 13 de Junho de 2011

ANIVERSÁRIO DE FERNANDO PESSOA

Fernando Pessoa completa hoje 123 anos de vida. O eterno Fernando Pessoa. E cada dia de sua vida é um novo dia de descoberta, de deslumbramento…O maior génio de todos os tempos, português.

 

O génio era um homem e como tal amava. E o amor é sempre ridículo como as cartas; permitam-me a transcrição parcelar duma delas.

Ofelinha:

(…)

Quanto a mim...

O amor passou. Mas conservo-lhe uma afeição inalterável, e não a esquecerei nunca – nunca, creia – nem a sua figurinha engraçada, nem seus modos de pequenina, nem a sua ternura, a sua dedicação, a sua índole amorável. (…)

Não sei o que quer que lhe devolva – cartas ou mais. Eu preferia não lhe devolver nada, e conservar as suas cartinhas como memória viva de um passado morto, como todos os passados; como alguma coisa de comovedor numa vida, como a minha (…)

(…) Fiquemos, um perante o outro como dois conhecidos desde a infância, que se amaram um pouco quando meninos, e, embora na vida adulta sigam outras afeições e outros caminhos, conservam   sempre num escaninho da alma, a memória profunda do seu amor antigo é inútil.

(…) O meu destino pertence a outra Lei, de cuja existência nem sabe, e está subordinado cada vez mais à obediência a Mestres que não permitem nem perdoam.

Não é necessário que compreenda isto. Basta que me conserve com carinho na sua lembrança, como eu, inalteravelmente, a conservarei na minha.

 

Fernando

29/XI/1920

publicado por Bernardete Costa às 14:37

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?