https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

ABSTENÇÃO ELEITORAL

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Sábado, 28 de Maio de 2011

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESPOSENDE “JOVENS, LIVROS E AUTORES, LEITURAS E ORALIDADES”.

 

 

( “medir a felicidade para saber o que é importante” “)

 

A humanidade vive num corre, corre desenfreado à procura da felicidade; quantas vezes ela lhe foge e o homem desespera, angustia-se, diz que os deuses se esqueceram dele. Quando a felicidade pode estar mesmo ao lado, apenas precisamos de a saber identificar e a degustar com doçura, volúpia, sensualidade, através, por exemplo, das mais variadas leituras, dos livros.

 

Precisamente, aconteceu-me essa sensação plena de felicidade ao assistir na biblioteca municipal Manuel Boaventura, em Esposende, em colaboração com a Escola Henrique Medina, ao evento “ Jovens, livros e autores, leituras e oralidades”.

Mas porquê, perguntarão? Para o meu conceito de felicidade, pouco me basta, e o pouco é imenso quando se privilegia o conhecimento e o saber, ainda e sempre aliados ao prazer, neste caso específico a felicidade de conhecer novos autores e a benefício de poder ler.

 

Ao assistir a várias apresentações sobre livros, lidos no âmbito do “Contrato de Leitura”, que os alunos da escola secundária acima referida levaram ao conhecimento dum público interessado, pude constatar que, os conhecimentos adquiridos, a forma estruturada do raciocínio e discurso oral, a postura de autênticos oradores, foram ganhos que a leitura granjeou para estes alunos, justiça seja feita, com grande contributo dos professores de Português.  

 

Feliz, sim, porque reconheço, com certo deslumbramento, que ainda há jovens que amam os livros, que ouvem os seus mestres, e, essencialmente, há mestres que fazem do seu ofício uma arte de sabedoria e prazer.

Mais uma vez, eu meço a felicidade que me cabe, quando sei, ou mo recordam, que a leitura me permite atingir o que é mais importante nesta vida.

 

Parabéns a estes alunos da escola Henrique Medina, parabéns aos seus professores de português, parabéns à biblioteca municipal de Esposende.

 

 

 

Bernardete Costa

 

publicado por Bernardete Costa às 22:07

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?