https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

ABSTENÇÃO ELEITORAL

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Quarta-feira, 16 de Março de 2011

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESPOSENDE.... Internet segura

No dia 15 de Março, no Fórum de Esposende, a Biblioteca Municipal Manuel Boaventura promoveu uma acão de sensibilização, em colaboração com o Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Braga, “Internet Segura”, orientada pelos inspectores Chefe Henrique Correia, Carlos Amaral e Jorge Barreira. Participaram os alunos das escolas ES Henrique Medina, EB2.3 de Apúlia e EB2.3 António Correia de Oliveira.

 

Com a curiosidade que me é peculiar sempre que possa adquirir novos conhecimentos, e sendo eu também uma frequentadora assídua da internet, achei por bem misturar-me entre aqueles jovens que enchiam por completo o auditório.

Além de já estar precavida sobre alguns perigos que a navegação no ciberespaço pode originar, foi especialmente grato testemunhar o interesse da plateia, e ainda, tomar conhecimento de situações de risco para as quais ainda não havia sido alertada.

Sendo a internet um meio por excelência de informação e comunicação – cabem referir aqui os chats, facebook, hi5, etc. – implica levar ao conhecimento dos nossos jovens, e até do cidadão comum, as vantagens que ela oferece, todavia, não desprezando o sentido crítico que deve proceder à toda e qualquer navegação – muita da informação é manipulada e alterada por vírus e experts da informática; isto, para referir que nem tudo o que por lá se diz é fidedigno, urgindo a constatação com recurso às fontes mais diversas. Além de que, muitos crimes de burla, extorsão, estrupo…possuem neste imenso campo global da internet, a seara frutífera para a perpetração dos mais variados crimes, mesmo que todos eles previstos e puníveis pelo código penal.

Uma acão muito pertinente e valorativa, nestes tempos globais de aliciantes tecnologias, em que jovens e adultos navegam na internet sem se precaverem com a grande, e quantas vezes fatal, perigosidade que ela nos oferece ao alcance dum clic.

 

 

 

publicado por Bernardete Costa às 14:56

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?