https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

TEATRO PARA CRIANÇAS - NA...

CHUVA

A MINHOTA

O DIABO NO VERÃO DE 2017

ABSTENÇÃO ELEITORAL

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Segunda-feira, 24 de Maio de 2010

MOURINHO É…PORTUGAL

O ancestral orgulho de ser português. Apesar de tanta mediocridade. De tanta incompetência. A vir ao cimo dum lodaçal em que nos atolamos cada vez mais a cada dia que passa.

Mourinho é a imagem de Portugal. Ainda que não pelos melhores motivos. Mourinho é no entanto uma lufada de ar fresco catapultando o orgulho patriótico de de quem tem por país "(...)terras de Portugal".

Ainda que não morrendo de amores pelos meandros desportivos, por conquistas e derrotas, e alheada a processos de apitos dourados e de lata, não posso ficar indiferente à imagem dum português enleado na bandeira pátria.

Mourinho é um português que soma e segue e consegue o improvável; as suas armas são a ambição, o pragmatismo, a exigência e a capacidade de gerir relações humanas: um exemplo a seguir.

Deixamos que o mundo nos maltrate (as anedotas a correr nos EUA são flagrantes), com razão muitas das vezes, nem sempre em todas. E o nosso patriotismo espezinhado – que consentimos que o seja - é valor que não conseguimos passar para as gerações vindouras.

Se Mourinho, se o futebol português, se um “special one” consegue o que um povo inteiro não anseia, permitam-me esta lágrima emocionada no canto do olho, expressão redutora do orgulho pátrio que me resta.

 

Bernardete Costa

publicado por Bernardete Costa às 14:26

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?