https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

ÓDIO

SORRISO

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Domingo, 11 de Outubro de 2009

APRESENTAÇÃO DA ANTOLOGIA POÉTICA 2009

A internet, com todas as suas virtualidades e efeitos perniciosos, encontra-se praticamente acessível a todos os portugueses. Permite a incursão pelo mundo, a descoberta, o conhecimento, a pesquisa… ao simples toque duma tecla.

Mas o que agora aqui me interessa aludir são as listas e os blogs que proliferam como cogumelos com intenção explícita de divulgar sentires, opiniões, textos, …uns mais pretensiosos outros nem tanto, quer a nível estético quer a nível literário.
Nas listas ligadas à literatura com alguns laivos de ambição, a custo zero e gozando do anonimato se assim o preferir, qualquer indivíduo tem a liberdade, desde que aceite nessa espécie de comunidade através duma inscrição prévia, de libertar as palavras que detém aprisionadas em gavetas, em folhas avulsas… nos seus cérebros, nos seus corações.
Neste sentido, os proprietários das aludidas listas e seus organizadores permitem a participação de todos amantes da escrita e da leitura, dando realce aos seus escritos quer na lista quer no respectivo blog.
É o caso da Amante das Leituras que alberga no seu seio todo aquele que privilegie o amor pela palavra. Sendo propriedade e alvo da coordenação preciosa da Ana Maria Silva e do seu companheiro Júlio Fernandes, promovem ainda, com o apoio incondicional de alguns dos seus mais esforçados participantes, desafios de poesia e de prosa que funcionam, quantas vezes, como motor de arranque para a motivação da escrita.
Decorridos alguns anos de vida e ultrapassados muitos obstáculos logísticos e burocráticos por parte dos seus mentores, estes lançaram-se corajosamente no mundo editorial. Deste modo, nasceu, rodeada por todo o carinho inerente a um evento deste teor, a primeira Antologia Poética 2007, permitindo assim a divulgação de trabalhos em prosa e poesia de todos os interessados e participantes na lista em referência.
Seguiu-se a Antologia Poética 2008 e acabou de ter lugar a apresentação, no último dia 3 deste mês, da Antologia Poética 2009, em Paços de Sousa, mais propriamente no magnífico mosteiro que dá o nome à povoação.
Seguramente, que não se pretende que estas antologias espelhem génios literários ainda que nelas se possa descobrir futuros nomes a reter na literatura portuguesa e não só, tendo em conta a participação de autores brasileiros, argentinos, espanhóis e outros mais de origem latina. Ressalve-se que alguns dos antologiados já possuem avultada obra publicada.
O tempo dirá do valor literário destas obras, o futuro se encarregará de divulgar nomes que poderão, eventualmente, figurar no estrelato da literatura.
Permitam-me que aqui deixe o endereço do blog da lista Amante das Leituras para oportuna visualização e de algumas fotos da apresentação da última Antologia.
 
http://amantedasleituras.blogspot.com
 
Bernardete Costa

publicado por Bernardete Costa às 01:04

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?