https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

ABSTENÇÃO ELEITORAL

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009

AS PRAIAS DE ESPOSENDE...INVADIDAS POR GODOS

Na zona litoral mais a norte que abrange algumas praias de Esposende, tem-se assistido, ao longo dos anos, à invasão de godos que vêm substituindo as areias finas e douradas, como se pode constatar nos areais de S.Bartolomeu, de Cepães e de Belinho.

Com notórias dificuldades em justificar esse fenómeno natural, cabe-me, no entanto, como munícipe empenhada no reconhecimento desta cidade como uma das mais belas e mais aprazíveis do litoral norte, aqui perorar, duma forma sumária, é certo, sobre este desastre devastador que começou também este verão por atingir a praia do Suave-Mar, manifestamente apelativa pelo seu extenso e aprazível areal.
Ignorante que sou da origem destes fenómenos que eventualmente se prendem com as marés e das medidas a estabelecer para os combater, estou porém persuadida que, na Câmara Municipal desta cidade haverá, sem dúvida, técnicos especializados que poderão repensar estratégias que possam impedir a prossecução da destruição da praia, e com ela a da própria cidade de Esposende.
Porque ainda que não pretendendo ser ominosa, antevejo, porém, o plausível agravamento da situação que venho a expor. Desta forma, Esposende corre o sério risco de morrer como cidade de destino turístico em que se tem empenhado, nestes tempos mais recentes.
Assim sendo, e com o coração angustiado, aqui deixo o meu apelo veemente à autarquia esposendense para que salvem o areal de Esposende da invasão dos godos e não permitam a morte indesejada das nossas praias, que, seguramente, arrastará para a decadência esta maravilhosa cidade que alicia e cativa o mero passante.
Aliás, possuo convicção firme da improvável cegueira da edilidade desta terra; todavia, não se compreende mesmo como nada se fez ou se faz no sentido de, ainda que provisoriamente, limpar a praia dos referidos e malquistos godos.
 
Bernardete Costa
                                                                 
  
(foto da praia de Belinho)
publicado por Bernardete Costa às 18:39

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?
1 comentário:
De Anónimo a 27 de Maio de 2010 às 22:35
concordo plenamente!!!

Comentar post