https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

TEATRO PARA CRIANÇAS - NA...

CHUVA

A MINHOTA

O DIABO NO VERÃO DE 2017

ABSTENÇÃO ELEITORAL

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009

A PAZ E A GUERRA

Que feliz estava o rapaz! E a família, e o país e o senhor presidente da Madeira, ai esse, pensou, ainda que por alguns atordoados momentos, que não fora a sua excelsa pessoa e o Cristiano não existiria como tal: o melhor jogador de futebol do mundo.

Mas deixemos os políticos com as suas vaidades efémeras e este, o tal da Madeira, é pródigo nelas, e felicitemos o rapaz, ainda que transformado num símbolo sexual após os mais variados tratamentos de beleza, truques de maquilhagem, etc., etc., a que se tem sujeitado a fim de arrebatar os corações do mulherio de todas as idades e não só, mas também de muito macho que curte um corpo belo, que os há e muitos, que daí não vem mal algum ao mundo.
Quem sabe, menino Ronaldo, estás destinado para uma gata borralheira qualquer que mereça mais do que uma princesa os teus sorrisos um pouco indecisos, outras vezes as tuas gargalhadas atiradas ao azul dos céus, o teu corpo tão bem musculado, mas acima de tudo a tua arte mágica ao lidar com aquela coisa esférica a que chamamos bola, pois sim senhor, és um artista e ainda por cima português, mesmo que da Madeira.
Assim, o super-ganhador de tudo quanto há para ganhar no futebol, este nosso menino, literalmente, de ouro, onde é que já ouvi falar de outro, foi vedeta única durante vários dias na nossa comunicação social. Seguramente, não tenho nada a obstar, nada de mal em realçar e premiar o rapaz pelo arte e engenho evidenciados nos verdes campos.
Mas, se a festa era grande e até o fogo de artifício cruzava os céus, foi este mesmo fogo, inócuo, por certo, que me trouxe à memória recente outros fogos que cruzam outros céus em demanda da destruição dum pedaço de terra e do seu miserável povo que pouco mais tem para comer que o pó do próprio chão.
Sim, foi um alívio, o Cristiano Ronaldo escondeu por algum tempo o que de mais humilhante, sangrento e doloroso ocorre por terras da Palestina; e nós batemos palmas, tentando aliviar os corações macerados pelo sofrimento visível nas lágrimas, nos sulcos de sangue, nos corpos amortalhados….
Infelizmente, ou felizmente, a realidade que nos chega de longe está tão presente e tão colada aos nossos olhos, que para além do eco das palmas, ainda que justificadas, ao nosso craque, não conseguimos evitar de sentir nos olhos as picadelas das lágrimas perante o sofrimento, a exploração, o genocídio dum povo que, praticamente isolado e abandonado até pelos próprios governantes, sente na carne e na alma a ofensiva aniquiladora de Israel, para mais contando esta conta com o apoio incondicional da civilização ocidental, Europa incluída.
Agora, não se admirem, com os chamados efeitos colaterais, quando as instalações da própria ONU são bombardeadas, o único meio de apoio àquelas massacradas gentes.
Que nos faltará presenciar?
Quem ousará travar esta onda de violência e morte?       
Para quando o esforço bilateral… e definitivo da paz?
 
Bernardete Costa
 
 
publicado por Bernardete Costa às 18:15

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?
1 comentário:
De Rafael Marinho a 17 de Janeiro de 2009 às 20:07
Obrigado, Bernardete, pelo seu texto sobre o drama de Gaza. Meninos de ouro à parte, acho que a sua intervenção a propósito do genocídio que está a ser cometido contra o povo da Palestina, é um grito de alerta à consciência burguesa dos ocidentais comodamente instalados no sofá da sua cúmplice indiferença.
Bem haja!

Comentar post