https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

ÓDIO

SORRISO

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Sábado, 5 de Março de 2016

"A LUZ DOS ANIMAIS E DAS COISAS" NA ESCOLA ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA, ESPOSENDE

DSC_0097.jpg

A convite da escola António Correia de Oliveira, Esposende, tive o privilégio de contactar com algumas turmas do 5º e 6º anos, levando-lhes o meu último livro publicado, "A Luz dos Animais e das Coisas", poesia infantojuvenil. Com grata surpresa, partilhamos o conhecimento de vários autores, essencialmente alguns que os alunos encontram com facilidade na biblioteca escolar.

Fizemos de seguida leituras de alguns dos poemas do livro acima referido. Num ambiente lúdico, porque também se aprende a brincar, encarou-se o texto poético como o "falar do coração". Passou-se depois para um pequeno exercício de recriação poética, tendo por base os poemas lidos. Procurou-se respeitar uma temática em versos curtos, precisamente o oposto dos poemas em questão, privilegiar o ritmo e a rima, e usar alguns simples recursos estilísticos, de forma a permitir uma leitura agradável aos ouvidos do leitor.

Os registos ficaram nos cadernos escolares. E quem sabe, a motivação para outras e novas recriações e/ou experiências poéticas. Porque também assim se começa!

À escola e aos professores envolvidos neste projeto, que visa levar até ao aluno o autor e a sua poesia, aqui deixo o meu agradecimento por tal convite. Porque são ainda as crianças e os alunos os grandes mentores da minha escrita.

 

 

publicado por Bernardete Costa às 18:26

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?