https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

ÓDIO

SORRISO

LUXÚRIA

BORRASCA DA GROSSA

TARDE DE MAIS

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Domingo, 18 de Outubro de 2015

QUANDO A ARTE DE FERNANDO ROSÁRIO VEM ATÉ À RUA...

 fernando rosario.jpg

No último sábado, 17 de outubro, a Associação de Comerciantes da rua Direita de Esposende  fez receber no acolhedor ventre das suas lojas, a obra do pintor e retratista esposendense, Fernando Rosário.

Condicionada pelo mau tempo previsto, a cerimônia de abertura da exposição, a ocorrer na loja do Sr. Alberto Figueiredo da Impetus Underwear,  fora alterada para um dia posterior. Ainda assim, como S. Pedro resolveu pincelar o céu com umas nesgas de luz fazendo tributo, por certo, ao “artista da luz”, como me apraz nomear Fernando Rosário, na hora programada juntou-se ao artista alguns amigos, assim como o presidente da Associação de Comerciantes da Rua Direita, eng. Bruno Terra, e o dr. Agostinho Teixeira, cabendo a este fazer uma belíssima e improvisada dissertação oral sobre a vida e obra do artista homenageado. 

 

Esta exposição permanecerá durante uma semana ao longo da rua Direita, nos diversos estabelecimentos  comerciais que aderiram à iniciativa.

 

Essencialmente, impõe-se aqui realçar a obra estética do artista esposendense Fernando Rosário, na minha modesta opinião a ombrear com o célebre Henrique Medina.

Fernando Rosário é sobejamente reconhecido por esse Portugal fora, nomeadamente nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, onde possui vasta obra retratista nas respectivas universidades.

Sendo todavia ainda desconhecido do grande público esposendense, nomeadamente do mais jovem, Fernando Rosário é indubitavelmente uma referência a impor registo artístico no concelho de Esposende. Porque Fernando Rosário, além de retratista de personagens eméritas, usa com mestria o traço, o pincel e as tintas dando enfoque muito especial às suas raízes, retratando as gentes mais carismáticas do burgo e os mais emblemáticos locais da terra que o viu nascer e crescer.

 Agora que esta meritória iniciativa da Associação de Comerciantes de Esposende permitiu que a arte viesse ao encontro do passante comum, que este a deseje procurar nos locais mais apropriados onde ela se acolhe. Como no belíssimo edifício do museu de Esposende onde este artista, Fernando Rosário, já expos a sua obra, assim como muitos outros.

 

 

 

 

 

publicado por Bernardete Costa às 19:43

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?