https://youtu.be/QLCDymoJD_0

Os Meus Livros

https://youtu.be/Fke4JjUZDTs

posts recentes

O REFLEXO NO ESPELHO

"O VELHO DA HORTA", PELA ...

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS...

ESPETÁCULO UAE (UNIVERSID...

PORTUGAL EM FESTA

O REI TRISTE

A VOZ DO RIO - CONTO INFA...

A POESIA NA ESCOLA DE ABA...

ÓDIO

SORRISO

arquivos

pesquisar

 
https://youtu.be/Fke4JjUZDTs
Sábado, 19 de Setembro de 2015

"A MINISTRA" DE MIGUEL REAL

 

Depois de terminar a leitura “A Ministra” de Miguel Real, muito gostaria de partilhar consigo alguns excertos da obra.

Aqui vos deixo apenas este…, deduzindo que dará uma breve ideia do conteúdo do livro. Aconselho-o, para melhor refletir no país que temos, nos políticos que nos governam, no povo que somos.

(as reticências constantes no excerto, são o resultado de partes que entendi cortar para não o tornar excessivamente longo, focando, assim, apenas algumas ideias que entendi interessantes.)

 (…)

Tenho 4 anos para fazer boa figura, pôr a escola portuguesa na europa, onde ninguém reprova e todos caminham para um mínimo de cultura geral, mais não é preciso, chega,… a pesquisa na internet preenche as falhas educativas, gerando uma ilusão de sabedoria para o novo habitante urbano, moldado pelo facilitismo e pela vulgaridade. Portugal presume-se um pais iluminado… é necessário compreender que somos um país periférico, destituído de importância cultural. Tirando o Pessoa, … se tivesse sido educado em Portugal… se brilharia como brilha…, é preciso consciencializar que, hoje, educativamente, culturalmente, para o povo basta televisão e futebol, percebes na marisqueira, e telenovelas na televisão, vão-no entretendo, é preciso revolucionar o ensino, dar ao povo o que ele quer, um nico de cultura, um nico de ciência, umas palavritas de inglês, muita informática, chega, basta, um canalizador… não precisa de mais, é preciso harmonizar o ensino com o povo bárbaro que temos, … uma segunda oportunidade ãos mais velhos, … basta um dossier com toda a informação, mais uma entrevista, pronto, todo o povo passa a ter o décimo segundo ano, … no final as estatísticas na educação têm de ser iguais as da Alemanha, não duvido, os alemães também são brutos e não deixam de ser bons profissionais, … não homens cultos, esses nunca se contentam com o que têm, sempre a protestar, … domínio da informática, conhecimentos do inglês, agilidade mental para se safar na vida, para que precisa o povo de saber os sonetos de Antero ou a prosa de Eça? (…)

 

“A MINISTRA”

Miguel Real

 

publicado por Bernardete Costa às 19:49

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?